A partir de 2026, a Copa do Brasil vai ter uma novidade: tanto o campeão quanto o vice vão garantir vagas na Copa Libertadores. Essa mudança foi anunciada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado na quinta-feira (11). Atualmente, apenas o vencedor do torneio nacional se classifica para a competição continental, que, na edição deste ano, já conta com seis clubes brasileiros, sendo quatro na fase de grupos e dois nas preliminares.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ainda está em discussão se a Copa do Brasil vai oferecer uma vaga direta ou uma pré-Libertadores. A entidade também não revelou como será a situação caso tanto o campeão quanto o vice já tenham se classificado para a Libertadores através do Campeonato Brasileiro. Neste ano, por exemplo, Cruzeiro e Fluminense, que estão nas semifinais da Copa do Brasil, poderiam enfrentar essa situação, já que terminaram o Nacional na zona de classificação.
Atualmente, o Brasil já tem sete clubes garantidos na Libertadores de 2026: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense estão na fase de grupos, enquanto Botafogo e Bahia seguem para as preliminares. O último representante do país será definido após a decisão da Copa do Brasil. Se um dos finalistas, como Cruzeiro ou Fluminense, já tiver vaga garantida, o Botafogo assumirá um lugar na fase de grupos, enquanto o São Paulo irá para as preliminares.
Para quem está curioso sobre as próximas etapas, a Copa do Brasil terá seu mata-mata começando no dia 18 de fevereiro de 2026, com os 20 clubes da Série A entrando na disputa a partir da quinta fase, em abril. A grande final está marcada para o dia 6 de dezembro.