January 2, 2026
Política

Câmara Municipal Restringe Acesso da Imprensa e Enfrenta Repúdio de Entidades – 09/12/2025 – Poder

  • dezembro 10, 2025
  • 0

Na última terça-feira (9), um incidente envolvendo o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) agitou o plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Glauber, que ocupava a cadeira do presidente

Câmara Municipal Restringe Acesso da Imprensa e Enfrenta Repúdio de Entidades – 09/12/2025 – Poder

Na última terça-feira (9), um incidente envolvendo o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) agitou o plenário da Câmara dos Deputados em Brasília. Glauber, que ocupava a cadeira do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), foi expulso pela polícia legislativa após se recusar a deixar o local durante uma sessão que discutiria um processo de cassação de seu mandato. O parlamentar foi retirado à força, enquanto a imprensa teve dificuldade em registrar o momento, uma vez que a sessão foi suspensa e não transmitida pela internet.

Durante a confusão, outros deputados de esquerda, como Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Rogério Correia (PT-MG), também relataram agressões e foram ao hospital para realizar exames de corpo de delito. A situação gerou tumulto no salão verde, com jornalistas e parlamentares envolvidos em um empurra-empurra. O presidente da Câmara, Hugo Motta, não se pronunciou sobre as ordens para a repressão à imprensa ou sobre as agressões que ocorreram. Em suas redes sociais, ele afirmou que a apuração de excessos em relação à cobertura da imprensa seria feita, mas sem detalhar os fatos.

Organizações como a Fenaj, a Abraji e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal repudiaram as agressões e o cerceamento do trabalho dos jornalistas. O episódio levantou preocupações sobre a liberdade de imprensa e a transparência nas atividades da Câmara. A Fenaj destacou que a situação é grave para o direito à informação da população.

Para quem quiser acompanhar as discussões na Câmara, as sessões são transmitidas pelo site oficial da Casa e também nas redes sociais. É importante que os cidadãos se informem sobre os eventos legislativos e possam exercer seu direito de denunciar qualquer irregularidade. O próximo passo em relação à situação de Glauber Braga será a tramitação do processo de cassação, que deve ser discutido em breve.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *