January 2, 2026
Política

Motta Anuncia Decisão sobre Punições de Eduardo e Zambelli em 9 de Dezembro de 2025

  • dezembro 9, 2025
  • 0

Na terça-feira (9), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que até o recesso previsto para o fim da próxima semana, será votada a perda

Motta Anuncia Decisão sobre Punições de Eduardo e Zambelli em 9 de Dezembro de 2025

Na terça-feira (9), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que até o recesso previsto para o fim da próxima semana, será votada a perda de mandato dos deputados Carla Zambelli (PL-SP), Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Glauber Braga (PSOL-RJ). Motta também mencionou que a Mesa Diretora decidirá sobre a situação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que já ultrapassou o limite de faltas e pode perder o cargo. Eduardo está nos Estados Unidos desde março, o que levanta questões sobre sua presença nas sessões.

Esse movimento de Motta representa uma mudança em relação à postura anterior, que era mais flexível com deputados bolsonaristas fora do Brasil. Desde março, Eduardo Bolsonaro acumulou mais de R$ 1 milhão em despesas com assessores, mesmo sem participar das sessões. Enquanto isso, Zambelli está presa na Itália e afastada do cargo, mas a Câmara adiou o cumprimento da decisão do STF há cinco meses. Motta já havia proibido esses deputados de votarem remotamente, mas manteve seus mandatos até agora.

O Conselho de Ética já rejeitou, por 11 votos a 7, um processo disciplinar contra Eduardo Bolsonaro, que é acusado de tentar influenciar sanções internacionais ao Brasil. Ramagem, que fugiu para os EUA durante o julgamento de uma tentativa de golpe, está morando em um condomínio de luxo na Flórida e também vota à distância, amparado por atestado médico. Glauber Braga teve uma recomendação de cassação aprovada em abril, após ser acusado de agressão a um militante, mas iniciou uma greve de fome que terminou com um compromisso de Motta de não pautar a votação do caso.

Para acompanhar as sessões e decisões da Câmara, o público pode acessar o site oficial da instituição. A tramitação das perdas de mandato e outras decisões ainda será discutida nas próximas reuniões, e audiências públicas podem ser convocadas para debater as situações dos deputados mencionados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *