January 3, 2026
Política

União Brasil Decide pela Expulsão de Celso Sabino do Partido em 08 de Dezembro de 2025

  • dezembro 8, 2025
  • 0

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil na segunda-feira (8) por não seguir a determinação do partido de deixar o governo Lula. Essa decisão,

União Brasil Decide pela Expulsão de Celso Sabino do Partido em 08 de Dezembro de 2025

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil na segunda-feira (8) por não seguir a determinação do partido de deixar o governo Lula. Essa decisão, que aconteceu em setembro, visava principalmente Sabino, enquanto preservava os indicados do partido sem mandato, como dirigentes de estatais. A expulsão ocorreu após uma série de desentendimentos, incluindo uma carta de demissão que Sabino entregou ao presidente, mas acabou ficando no cargo. O Conselho de Ética do União Brasil recomendou a expulsão de Sabino e dissolveu o diretório do Pará, do qual ele era presidente, nomeando uma comissão provisória.

A tensão entre Sabino e o partido aumentou após uma reportagem que acusava o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, de ter vínculos com o PCC. Rueda negou as acusações, mas membros do partido perceberam uma influência do governo federal na publicação, já que um dos autores tinha um programa na TV Brasil. O União Brasil, então, orientou seus filiados a se afastarem do governo. Apesar de tentativas de manter seu cargo, especialmente por conta da COP30, que ocorreria em seu estado, Sabino foi pressionado a sair ou enfrentar a expulsão.

A relação entre Rueda e Lula já estava complicada antes dessa situação, com Rueda reclamando de não ser recebido pelo presidente e criticando publicamente o governo. Lula, por sua vez, já havia se manifestado sobre a falta de fidelidade de Rueda e seus aliados, o que gerou um clima de descontentamento. Atualmente, a ligação entre o União Brasil e o governo federal continua instável, afetando a dinâmica política no estado e no país. Para acompanhar os desdobramentos, é possível acessar as sessões do Congresso pela internet e ficar atento aos canais oficiais do governo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *