January 3, 2026
Política

Painel discute estratégias para combater a misoginia online em evento realizado em 08 de dezembro de 2025

  • dezembro 8, 2025
  • 0

A 10ª Conferência dos Estados Partes do Mecanismo de Acompanhamento da Convenção de Belém do Pará, promovida pelo Ministério das Mulheres, inclui um evento focado no combate à

Painel discute estratégias para combater a misoginia online em evento realizado em 08 de dezembro de 2025

A 10ª Conferência dos Estados Partes do Mecanismo de Acompanhamento da Convenção de Belém do Pará, promovida pelo Ministério das Mulheres, inclui um evento focado no combate à violência contra a mulher. Intitulado “Misogina Online: Caminhos para o Enfrentamento”, o encontro acontece em Fortaleza nos dias 9 e 10 de outubro, organizado pela ONG Olabi. A conferência conta com o apoio da Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, Governo do Reino Unido e Fundo Elas.

Diversas gestoras públicas, pesquisadoras e líderes de setores variados se reunirão para discutir os efeitos da violência de gênero online na democracia, cidadania e direitos humanos. A programação aborda temas como a violência de gênero como um modelo de negócio, a presença da misoginia nas plataformas digitais e o ECA Digital sob uma perspectiva de gênero, com foco na adultização de crianças e meninas. Também haverá mesas redondas sobre o enfrentamento jurídico aos discursos de ódio e intercâmbio de práticas entre países do Mercosul. Entre os participantes confirmados estão Silvana Bahia da Olabi, Bianca Kremer do CGI.br e Mariana Valente, advogada e autora do livro “Misoginia na internet”.

Para quem quiser acompanhar as discussões, é possível acessar as sessões e materiais relacionados através dos canais oficiais do evento. Além disso, o público pode utilizar canais de denúncia e consultar documentos disponíveis online. A conferência é uma oportunidade para o debate sobre medidas e políticas públicas que ajudem a enfrentar a violência de gênero.

Nos próximos dias, as discussões continuarão, e as informações sobre as audiências e a tramitação das propostas serão divulgadas. O evento pode influenciar futuras legislações e diretrizes voltadas ao enfrentamento dessa questão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *