January 2, 2026
Política

PT Busca Antecipação de Vaga no TCU para Manter Acordo Político – 03/12/2025 – Poder

  • dezembro 6, 2025
  • 0

O PT está se movimentando na Câmara dos Deputados para antecipar a escolha de um novo representante para o Tribunal de Contas da União (TCU), com a ideia

PT Busca Antecipação de Vaga no TCU para Manter Acordo Político – 03/12/2025 – Poder

O PT está se movimentando na Câmara dos Deputados para antecipar a escolha de um novo representante para o Tribunal de Contas da União (TCU), com a ideia de realizar a votação ainda este ano. O objetivo é evitar que o tema seja influenciado pela disputa eleitoral de 2026, quando muitos deputados devem concorrer contra o governo Lula. O acordo foi firmado entre Arthur Lira (PP-AL) e Hugo Motta (Republicanos-PB) durante a eleição para a presidência da Câmara, onde o apoio do PT foi garantido em troca da indicação de um nome para o TCU.

Atualmente, o deputado Odair Cunha (PT-MG) é o candidato do partido para a vaga que será aberta em fevereiro de 2026, quando o ministro Aroldo Cedraz se aposentará. Odair, que já foi líder da sigla, busca apoio entre os partidos que fazem parte do centrão, mas a situação é complicada. Alguns partidos, como União Brasil e PSD, não aderiram ao acordo e afirmam que estão preparando suas próprias candidaturas. Nos bastidores, pelo menos cinco deputados estão se movimentando para garantir seus espaços. Enquanto isso, o PT defende que a votação ocorra antes, mas há quem argumente que isso só será possível após a notificação da vacância pelo TCU.

Para quem deseja acompanhar o processo, as sessões da Câmara podem ser acompanhadas online, e há canais disponíveis para denúncias e contato com os deputados. Com o recesso parlamentar se aproximando, começando em 23 de dezembro, os petistas estão pressionando para que o assunto seja resolvido ainda este ano. A aprovação do nome indicado para o TCU requer a maioria dos votos, ou seja, 257 em votação secreta, além da confirmação do Senado. O clima entre os deputados está tenso, com críticas ao governo e preocupações sobre a viabilidade do acordo. A eleição para o TCU, que é vitalícia e possui um salário de R$ 41,8 mil mensais, é considerada crucial, especialmente em tempos de instabilidade política.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *