January 12, 2026
Política

Debate sobre o Uso da Inteligência Artificial no Jornalismo Acontece em 04 de Dezembro de 2025

  • dezembro 5, 2025
  • 0

Na manhã desta quinta-feira (4), aconteceu um evento promovido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) em São Paulo, onde o uso ético da inteligência artificial no jornalismo e

Debate sobre o Uso da Inteligência Artificial no Jornalismo Acontece em 04 de Dezembro de 2025

Na manhã desta quinta-feira (4), aconteceu um evento promovido pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) em São Paulo, onde o uso ético da inteligência artificial no jornalismo e o combate à desinformação foram os temas centrais. Durante a cerimônia, foram homenageados a Folha e outros 12 jornais que têm mais de cem anos, reconhecendo a importância dessas publicações para a história e a democracia do Brasil. A Folha, por exemplo, vai completar 105 anos em fevereiro de 2026.

No painel “IA e o futuro do jornalismo”, Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha, destacou que os profissionais que souberem utilizar as novas ferramentas se destacarão no mercado. Ele enfatizou que o julgamento humano é algo que a inteligência artificial não pode substituir. Eurípedes Alcântara, do Grupo Estado, também mencionou que a coragem editorial é um diferencial que as máquinas não têm, fazendo uma comparação entre o papel dos jornalistas e o da tecnologia. Dávila também alertou que, em 2026, ano eleitoral, a desinformação pode aumentar, exigindo um olhar crítico dos jornalistas para distinguir fatos de informações criadas por IA.

Marta Gleich, diretora-executiva do Grupo RBS, mediou o painel, e Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, recebeu o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. Patricia falou sobre a importância da educação midiática para que a população possa identificar a desinformação.

Além da Folha, os jornais homenageados incluíram O Estado de S. Paulo, A Tribuna, Correio do Povo, entre outros. A ANJ anunciou que continuará a tradição de homenagear jornais centenários em cerimônias futuras, reforçando a importância da credibilidade no setor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *