January 12, 2026
Política

Conflitos Internos no Bolsonarismo em 2025: Principais Atores e Dinâmicas

  • dezembro 5, 2025
  • 0

As tensões no bolsonarismo continuam a aumentar em 2025, especialmente com a indefinição sobre quem será o candidato à presidência. Jair Bolsonaro (PL), que está cumprindo pena de

Conflitos Internos no Bolsonarismo em 2025: Principais Atores e Dinâmicas

As tensões no bolsonarismo continuam a aumentar em 2025, especialmente com a indefinição sobre quem será o candidato à presidência. Jair Bolsonaro (PL), que está cumprindo pena de 27 anos em casa por golpe de Estado, ainda não se manifestou sobre seu sucessor. Recentemente, Michelle Bolsonaro e seus filhos criticaram a aliança com Ciro Gomes (PSDB) no Ceará, o que gerou polêmicas internas. Essas desavenças refletem um clima de rivalidade não apenas em relação a alianças, mas também sobre quem deve ter destaque na direita e as dificuldades enfrentadas após a derrota eleitoral de 2022.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se tornou um dos principais protagonistas dessas discussões. Ele tem tentado se posicionar como líder de um segmento mais ideológico do bolsonarismo, defendendo um discurso que rejeita alianças políticas com o centrão. As brigas internas não são novidade, mas, segundo aliados, a situação piorou com a prisão domiciliar de Bolsonaro em agosto, que dificultou sua capacidade de mediar conflitos. Por exemplo, o deputado André Fernandes (PL-CE) questionou a decisão de Michelle sobre a aliança com Ciro, dizendo que essa decisão deveria ter passado pelo ex-presidente.

Para quem quer acompanhar essa situação, as sessões podem ser acompanhadas através dos canais oficiais do Congresso, e denúncias podem ser feitas em plataformas de transparência e ouvidoria. Documentos e informações sobre as pautas do dia estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados. Nos próximos dias, é esperado que as discussões sobre a candidatura presidencial avancem, com mais audiências públicas e a possibilidade de votação de projetos relacionados ao tema.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *