January 12, 2026
Política

“Moraes Anuncia Que Caso Marielle Franco Está Pronto Para Julgamento em Brasília” – 04/12/2025

  • dezembro 4, 2025
  • 0

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou na última quinta-feira (4) uma data para o julgamento do caso da execução da vereadora Marielle Franco,

“Moraes Anuncia Que Caso Marielle Franco Está Pronto Para Julgamento em Brasília” – 04/12/2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou na última quinta-feira (4) uma data para o julgamento do caso da execução da vereadora Marielle Franco, do PSOL. O presidente da Primeira Turma, Flávio Dino, será responsável por definir quando o caso será analisado. Entre os acusados estão o deputado Chiquinho Brazão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Domingos Brazão, e outros envolvidos, que são acusados de terem planejado a morte de Marielle e de seu motorista, Anderson Gomes.

Chiquinho e Domingos, junto com o delegado Rivaldo Barbosa, foram presos em março de 2024. Chiquinho está em prisão domiciliar desde abril devido a problemas de saúde, como doenças cardíacas e diabetes. Em agosto, o parecer pela cassação do mandato dele foi aprovado, e desde então ele vem gerenciando sua situação médica, que inclui complicações consideráveis. Em maio, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou suas alegações finais ao STF, pedindo a condenação dos réus e destacando que os irmãos Brazão teriam agido em função de interesses econômicos, em um contexto de desavenças políticas com o PSOL.

As investigações indicam que Marielle se opôs a práticas ilegais de exploração de terrenos que envolviam a família dos irmãos Brazão. O delegado Rivaldo é apontado como um dos que ajudou a organizar o crime, enquanto o policial militar reformado Robson Calixto, conhecido como Peixe, teria facilitado a movimentação da arma utilizada no assassinato, conforme depoimentos que surgiram durante o processo. Para mais informações sobre o andamento do caso, é possível acompanhar as sessões do STF pela internet e acessar documentos relacionados ao processo através do site do tribunal. As próximas etapas do julgamento ainda estão por ser definidas, com a expectativa de audiências públicas e debates sobre o caso nos próximos meses.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *