January 9, 2026
Política

Comemoração dos 80 Anos do Primeiro Voto Feminino nas Eleições Presidenciais no Brasil – 01/12/2025

  • dezembro 2, 2025
  • 0

No final de novembro de 1945, aconteceu um momento marcante na história política do Brasil: as mulheres puderam votar pela primeira vez nas eleições presidenciais. A campanha, que

Comemoração dos 80 Anos do Primeiro Voto Feminino nas Eleições Presidenciais no Brasil – 01/12/2025

No final de novembro de 1945, aconteceu um momento marcante na história política do Brasil: as mulheres puderam votar pela primeira vez nas eleições presidenciais. A campanha, que visava eleger o brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN, foi apoiada por figuras como Carolina Amália Galvão, que na época tinha 98 anos. Ela destacava a importância do voto feminino em um contexto democrático que surgia após o fim da ditadura do Estado Novo.

Nas eleições de 1945, aproximadamente 6 milhões de pessoas foram às urnas, representando cerca de 13% da população brasileira, um aumento significativo em relação aos menos de 2 milhões que participaram da eleição de 1930. Essa mudança foi considerada por muitos como um passo importante para a democratização do país. O voto, que havia se tornado obrigatório com o Código Eleitoral de 1932, ainda excluía a maioria dos analfabetos, que eram mais de 50% da população, segundo o Censo de 1940. Segundo Mônica Karawejczyk, a eleição de 1945 foi uma resposta a um passado em que apenas uma pequena parte da população tinha o direito de votar.

Apesar da mobilização das mulheres, os candidatos não direcionaram suas campanhas especificamente para esse público. A professora Hildete Pereira de Melo aponta que as campanhas eram mais focadas em alianças com famílias e instituições, como a Igreja Católica, que tinha um papel relevante na escolha dos candidatos. O general Eurico Gaspar Dutra acabou sendo eleito com 55% dos votos válidos e assumiu a presidência em 31 de janeiro de 1946, dando início ao primeiro período democrático do Brasil.

Para acompanhar a evolução da política em Goiás e outros estados, os cidadãos podem acessar canais oficiais online, como sites de assembleias legislativas e câmaras municipais, além de acompanhar as redes sociais dos representantes locais. As sessões são transmitidas ao vivo e documentos relevantes estão disponíveis para consulta em plataformas oficiais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *