January 10, 2026
Política

“Aliados de Messias Buscam Apoio de Pastores para Influenciar o Senado” – 01/12/2025 – Poder

  • dezembro 2, 2025
  • 0

Aliados evangélicos de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), estão organizando uma comitiva de pastores para ir ao Senado e

“Aliados de Messias Buscam Apoio de Pastores para Influenciar o Senado” – 01/12/2025 – Poder

Aliados evangélicos de Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), estão organizando uma comitiva de pastores para ir ao Senado e apoiar sua candidatura. A ideia é pressionar os parlamentares no dia da votação, já que Messias enfrenta resistência e corre o risco de não ser aprovado. O apoio dos pastores pode ser uma forma de alertar os senadores de que uma rejeição poderia trazer consequências negativas para eles entre o eleitorado evangélico, que representa 26,9% da população, segundo o último censo.

Messias, que se descreve como “um evangélico temente a Deus”, começou a fazer campanha imediatamente após sua indicação. Ele tem contatado senadores por telefone e visitado gabinetes, destacando sua identidade religiosa. No entanto, senadores comentam que, apesar de gostarem de Messias, a escolha de Lula em detrimento do senador Rodrigo Pacheco, que era o preferido de muitos, pode diminuir suas chances de conseguir os votos necessários. Para ser aprovado, ele precisa do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

A sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a votação no plenário estão marcadas para 10 de dezembro. Apesar da resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a escolha de Weverton Rocha como relator da indicação é vista como um sinal positivo. Ele tem laços com Alcolumbre, mas também é próximo de Lula e pode facilitar o acesso de Messias aos senadores. Se a resistência ao nome de Messias não for revertida, Lula pode enfrentar uma derrota significativa, já que cinco indicações ao STF foram rejeitadas no passado, todas durante o governo de Floriano Peixoto. Para acompanhar a tramitação, os interessados podem acessar o site do Senado e acompanhar as sessões e documentos relacionados.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *