Quando Filipe Luís assumiu o Flamengo no final de setembro de 2024, muitos ainda não sabiam se ele seria o técnico definitivo. O clube anunciou o catarinense como interino, mas isso foi corrigido rapidamente. Um ano depois, não há dúvidas sobre sua competência; ele é considerado um dos melhores treinadores brasileiros em atividade, acumulando quatro títulos, sendo o mais recente a Copa Libertadores, conquistada no último sábado, dia 29. Agora, a grande questão é se ele permanecerá no Brasil, já que recebeu propostas da Europa, incluindo uma do Fenerbahçe, que foi recusada em setembro.
Sob sua liderança, o Flamengo já havia conquistado a Copa do Brasil, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. Atualmente, o time está a um passo de garantir o título do Campeonato Brasileiro, precisando apenas de uma vitória contra Ceará ou Mirassol, ou dois empates. Filipe mencionou em entrevista ao jornal espanhol Marca que seu objetivo é retornar à Europa, mas no momento ele tem mostrado que a aposta do Flamengo em sua contratação foi certeira, especialmente após a saída de vários treinadores que não duraram mais de um ano.
Filipe Luís, que já teve uma carreira vitoriosa como jogador, teve um início promissor como técnico nas categorias de base do Flamengo. Ele aplicou conceitos táticos que aprendeu durante sua trajetória na Europa, mas também mostrou firmeza ao lidar com jogadores como Gabigol e Pedro, reforçando sua imagem de líder. O diretor de futebol do Flamengo, José Boto, elogiou seu talento e afirmou que ele está pronto para desafios maiores. O futuro de Filipe na Europa parece cada vez mais próximo, especialmente com seu agente, o influente Jorge Mendes, buscando a possibilidade de uma transferência para o Atlético de Madrid. Seu contrato atual com o Flamengo termina em 31 de dezembro, e uma renovação deve incluir um aumento salarial significativo.