January 2, 2026
Esporte

Atleta realiza escalada no Himalaia com equipamento da década de 1924

  • novembro 27, 2025
  • 0

O Everest sempre foi palco de grandes histórias, e agora, a de George Mallory ganha um novo capítulo. Em 1924, Mallory e seu amigo Andrew Irvine tentaram alcançar

Atleta realiza escalada no Himalaia com equipamento da década de 1924

O Everest sempre foi palco de grandes histórias, e agora, a de George Mallory ganha um novo capítulo. Em 1924, Mallory e seu amigo Andrew Irvine tentaram alcançar o cume da montanha mais alta do mundo, mas ele desapareceu sem deixar rastros. Embora tenha sido visto próximo ao topo, a confirmação de que chegou lá nunca veio. O neozelandês Edmund Hillary conquistou oficialmente o Everest em 1953, e o corpo de Mallory só foi encontrado em 1999, mumificado pelo frio, com vestimentas que chocaram pela fragilidade frente às condições extremas da montanha.

Recentemente, os irmãos britânicos Hugo e Ross Turner, conhecidos como os Turner Twins, decidiram escalar uma montanha do Himalaia usando roupas idênticas às de Mallory. Eles escolheram o Mera Peak, de 6.476 metros, por ser menos movimentada que o Everest. Para isso, passaram dois anos desenvolvendo vestimentas que respeitam o estilo da época, incluindo botas de couro, luvas grossas e até um chapéu de aba larga. O processo de reprodução das botas, por exemplo, levou 18 meses e envolveu 40 pessoas.

Enquanto Hugo se aventurava com as roupas de Mallory, Ross utilizava vestuário moderno. Eles foram monitorados durante a ascensão, que durou dez dias e culminou no cume no dia 17 de novembro. Agora, com essa experiência nas costas, Hugo já planeja um novo desafio: a escalada do Cho Oyu, o sexto pico mais alto do planeta, que tem 8.188 metros de altitude. Para quem quiser acompanhar as próximas aventuras dos irmãos, fiquem ligados nas redes sociais deles e em plataformas de streaming que costumam transmitir expedições.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *