January 2, 2026
Política

Moraes menciona prisão de Lula em contexto de manutenção de Bolsonaro na Polícia Federal – 25/11/2025 – Poder

  • novembro 26, 2025
  • 0

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Jair Bolsonaro, ex-presidente, cumpra sua pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi feita em referência

Moraes menciona prisão de Lula em contexto de manutenção de Bolsonaro na Polícia Federal – 25/11/2025 – Poder

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que Jair Bolsonaro, ex-presidente, cumpra sua pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi feita em referência à prisão de Lula em 2018, quando o ex-presidente ficou detido em uma sala especial na PF em Curitiba. Moraes, em sua decisão, citou um processo de 2019 relacionado à permanência de Lula, mas errou o número da ação, mencionando a petição 8.213/PR, quando o caso correto era 8.312/PR.

Na prática, a determinação de Moraes exige que Bolsonaro permaneça na sala de Estado-Maior da Superintendência da PF, que é uma área reservada. A decisão acende discussões sobre as condições de detenção e a aplicação da lei, especialmente considerando o histórico da prisão de Lula, que gerou reações intensas no Congresso. Em 2018, a transferência de Lula para uma penitenciária foi criticada por parlamentares de diferentes partidos e resultou em uma audiência com o então presidente do STF, Dias Toffoli. O Supremo decidiu, por 10 votos a 1, manter Lula na superintendência.

Para acompanhar as discussões e decisões sobre esse tema, os interessados podem acessar as sessões do STF pelo site oficial do tribunal. Além disso, existem canais de denúncia e informações disponíveis para quem deseja entender melhor a tramitação de casos semelhantes. O próximo passo na situação de Bolsonaro será a análise da sua defesa e possíveis recursos, enquanto o impacto dessa decisão continua a ser debatido tanto no meio jurídico quanto no político.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *