O Senado aprovou um projeto que regulamenta a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A votação ocorreu com 57 votos a zero e foi anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), logo após o governo indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados.
Segundo o Ministério da Previdência, a proposta pode gerar um impacto fiscal de aproximadamente R$ 25 bilhões nos primeiros dez anos. Essa estimativa foi baseada em uma proposta de emenda à Constituição semelhante ao projeto aprovado no Senado. A discussão sobre essa nova regulamentação ocorre em um cenário em que se fala sobre uma possível reforma da Previdência, o que levanta preocupações sobre a criação de novas categorias com regras diferenciadas.
Para quem está interessado em acompanhar as sessões e votações, o Senado disponibiliza informações através de seu site oficial, onde é possível acessar documentos e acompanhar a tramitação dos projetos. Além disso, canais de denúncia e contato oficial também estão disponíveis para que a população possa se manifestar.
Nos próximos passos, o projeto será analisado na Câmara, onde novas discussões e votações ocorrerão. A agenda de votação e possíveis audiências públicas ainda não foram definidas, mas é importante que os interessados fiquem atentos às atualizações para entender como essa regulamentação pode impactar o sistema previdenciário.