January 13, 2026
Política

Augusto Heleno e Paulo Sérgio Detidos em Brasília: Atualizações sobre a Prisão – 25 de Novembro de 2025

  • novembro 25, 2025
  • 0

Nesta terça-feira (25), os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, foram presos para cumprir pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o

Augusto Heleno e Paulo Sérgio Detidos em Brasília: Atualizações sobre a Prisão – 25 de Novembro de 2025

Nesta terça-feira (25), os ex-ministros do governo Jair Bolsonaro, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, foram presos para cumprir pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) após o julgamento de uma tentativa de golpe de Estado. Os generais da reserva foram levados para o Comando Militar do Planalto, onde ficarão em condições semelhantes às de Bolsonaro, que já está preso desde sábado (22) na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Além deles, o ex-ministro Walter Braga Netto e o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) também estão envolvidos no caso, com Ramagem fugindo para os Estados Unidos.

O STF confirmou que o processo contra Bolsonaro, Ramagem e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. Em setembro, todos foram condenados por crimes como tentativa de golpe, organização criminosa armada e dano ao patrimônio público. As penas variam de 2 a 27 anos, e há uma inelegibilidade de oito anos para todos os condenados após o cumprimento das penas. Com essa nova condenação, Bolsonaro ficará inelegível até 2060, pois já havia sido proibido de concorrer às eleições até 2030 por outras infrações relacionadas à Justiça Eleitoral.

Heleno e Nogueira enfrentaram acusações de envolvimento em ações que buscavam deslegitimar as urnas eletrônicas e de se omitir em sua função de proteger a democracia. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro, já começou a cumprir sua pena de dois anos pela participação na trama golpista.

Para quem deseja acompanhar as sessões do STF ou buscar informações sobre o andamento do caso, é possível acessar os documentos no site do tribunal e acompanhar as audiências pela TV Justiça. Os próximos passos envolvem a tramitação das penas e possíveis audiências públicas sobre o caso.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *