January 16, 2026
Política

Lula Prioriza Messias e Coloca Sucessão na AGU em Segundo Plano – 21/11/2025 – Poder

  • novembro 22, 2025
  • 0

Na última quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com

Lula Prioriza Messias e Coloca Sucessão na AGU em Segundo Plano – 21/11/2025 – Poder

Na última quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a indicação de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso. Essa decisão gerou desconforto no Senado, especialmente para o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que apoiava Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para o cargo. Alcolumbre já demonstrou que pretende trabalhar contra a aprovação de Messias, o que pode dificultar a tramitação da indicação.

De acordo com assessores próximos a Lula, a prioridade no momento é garantir que Messias passe pela sabatina no Senado. Embora já se fale em possíveis substitutos para a Advocacia-Geral da União (AGU), esses nomes ainda não foram discutidos pelo presidente. Os aliados de Lula acreditam que a solução deve vir de dentro da AGU, e alguns nomes cotados incluem Flavio Roman, Isadora Cartaxo, Anelize Almeida, Adriana Venturini e Clarice Calixto. Um dos motivos para a escolha de uma mulher para a AGU, segundo interlocutores, seria responder a críticas sobre a composição do STF.

A escolha do presidente foi feita no Dia da Consciência Negra e gerou reações negativas até entre seus apoiadores, que consideram que isso poderia aumentar as críticas à sua gestão. Aliados afirmam que o debate sobre quem assumirá a AGU ficará para depois da sabatina de Messias, para evitar complicações no processo de aprovação.

Para acompanhar as discussões e votações no Senado, o público pode acessar o site oficial da Casa, onde estão disponíveis documentos e informações sobre os trâmites. As próximas etapas envolvem a análise da indicação de Messias, que tem sua aprovação dependente de 41 votos favoráveis entre os 81 senadores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *