November 12, 2025
Política

Lançamento de Livro em Belém: Autores Criticam Atuação do Congresso Nacional

  • novembro 12, 2025
  • 0

Nesta quarta-feira (12), o debate sobre democracia e questões climáticas aconteceu no Espaço Folha, em Belém, durante o lançamento do livro “A Palavra e o Poder”. A obra

Lançamento de Livro em Belém: Autores Criticam Atuação do Congresso Nacional

Nesta quarta-feira (12), o debate sobre democracia e questões climáticas aconteceu no Espaço Folha, em Belém, durante o lançamento do livro “A Palavra e o Poder”. A obra é uma parceria da Folha com o grupo editorial Record e traz 41 artigos históricos do jornal, além de outros 40 textos inéditos que atualizam essas discussões. Entre os participantes estavam a líder indígena Alessandra Korap Munduruku, o ex-deputado federal Fernando Gabeira e a ex-presidente do Ibama, Suely Araújo. O repórter João Gabriel fez a mediação do evento.

Alessandra destacou a importância da consulta e da participação da comunidade nas decisões, mencionando que no seu povo, nada é decidido por poucos. Ela também fez uma crítica ao avanço do agronegócio e da mineração, ressaltando que o licenciamento ambiental vem se tornando cada vez mais frágil. Para ela, o que se vê atualmente no Congresso não é verdadeira democracia, pois as vozes das bases não estão sendo ouvidas.

Suely Araújo comentou sobre o retrocesso nas políticas ambientais, citando um artigo de Marina Silva que já alertava sobre a crise climática. Segundo Suely, o marco inicial para a proteção ambiental no Brasil foi a Constituição de 1988, mas atualmente as aprovações de leis que protegem o meio ambiente estão cada vez mais difíceis. Ela mencionou a recente aprovação de uma nova lei de licenciamento ambiental, que, segundo ela, compromete a proteção do meio ambiente, e informou que o presidente do Senado deve pautar a derrubada de vetos a essa lei no próximo dia 25.

Fernando Gabeira, por sua vez, falou sobre como a ascensão da extrema direita alterou a dinâmica política, resultando em um retrocesso tanto na democracia quanto nas políticas ambientais. Ele alertou que as conquistas feitas anteriormente estão ameaçadas e que a nova composição do Congresso favorece quem deseja explorar o meio ambiente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *