November 10, 2025
Política

Lula Condena Justificativas Tradicionais para Intervenções em Países durante Evento Político

  • novembro 10, 2025
  • 0

No último domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em Santa Marta, na Colômbia, onde enfatizou a importância do multilateralismo e criticou a

Lula Condena Justificativas Tradicionais para Intervenções em Países durante Evento Político

No último domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em Santa Marta, na Colômbia, onde enfatizou a importância do multilateralismo e criticou a utilização da força militar em intervenções ilegais em países da América Latina e do Caribe. Durante a 4ª reunião de Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), Lula destacou que a região deve manter seu compromisso com a paz e o respeito ao direito internacional, sem citar especificamente os países envolvidos nas tensões.

O encontro ocorreu em um contexto de preocupação com a ofensiva dos Estados Unidos contra supostos traficantes de drogas no Caribe e no Pacífico. Desde setembro, operações militares americanas têm sido realizadas na região, com alegações de que barcos transportavam drogas de países como a Venezuela. Recentemente, um ataque resultou na morte de três pessoas, e Lula ressaltou que a segurança é um dever do Estado, mas que não existem soluções rápidas para o combate à criminalidade.

Além disso, Lula mencionou a necessidade de colaboração entre países para enfrentar desafios como o crime organizado. Ele lembrou de iniciativas como o comando tripartite na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai, além do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, que envolve nove nações sul-americanas. O presidente também falou sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que começa hoje em Belém, e destacou a importância de conservar as florestas e promover energia limpa.

Para quem se interessa por esses temas, as sessões da cúpula podem ser acompanhadas por meio dos canais oficiais do governo e da ONU, que disponibilizam documentos e informações atualizadas. Em relação aos próximos passos, a COP30 promete ser um espaço importante para discutir ações climáticas e a defesa da Amazônia, com a participação de diversas lideranças e especialistas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *