January 15, 2026
Política

Fake News sobre STF e Urnas Eletrônicas Dominam WhatsApp em 3 de Novembro de 2025

  • novembro 4, 2025
  • 0

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (3) pela agência de checagem Lupa revelou que a desinformação sobre o STF (Supremo Tribunal Federal) e teorias de fraude nas urnas eletrônicas

Fake News sobre STF e Urnas Eletrônicas Dominam WhatsApp em 3 de Novembro de 2025

Um relatório divulgado nesta segunda-feira (3) pela agência de checagem Lupa revelou que a desinformação sobre o STF (Supremo Tribunal Federal) e teorias de fraude nas urnas eletrônicas estão em alta nos grupos públicos de WhatsApp no Brasil. O estudo “O Brasil do Zap” analisou conversas de mais de 100 mil grupos entre julho de 2024 e julho de 2025. O ministro Alexandre de Moraes foi um dos principais alvos de ataques, recebendo apelidos que refletem críticas ao seu trabalho. O documento aponta que a narrativa predominante é a de que o Judiciário persegue opositores e manipula a democracia.

O relatório detalhou que foram coletados 10.351 conteúdos, com 9.163 pedidos de checagem e 468 verificações publicadas por agências. Entre os dados, 720 mensagens foram destacadas por serem frequentemente encaminhadas. O STF lidera as discussões nas mensagens analisadas, com um aumento significativo de teorias sobre fraudes eleitorais durante o período de campanha de 2024. Um ponto de atenção foi a “crise do Pix”, que gerou 1.171 pedidos de checagem em janeiro de 2025, pois uma normativa da Receita Federal foi distorcida nas redes, sugerindo uma ameaça de taxação.

Para quem deseja acompanhar as sessões do STF, as transmissões estão disponíveis no site oficial do tribunal. Além disso, denúncias sobre desinformação podem ser feitas através de canais de checagem e plataformas de notícias. O próximo passo, conforme o relatório, é a continuidade do monitoramento das informações que circulam, especialmente durante períodos críticos como as campanhas eleitorais, onde a fiscalização se torna ainda mais necessária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *