Investigação Aponta Irregularidades em Concurso de Beleza Infantil em São Paulo
- outubro 22, 2025
- 0
Uma festa do peão em Piracaia, a cerca de 90 km de São Paulo, gerou polêmica entre os moradores e levou a uma denúncia no Ministério Público de
Uma festa do peão em Piracaia, a cerca de 90 km de São Paulo, gerou polêmica entre os moradores e levou a uma denúncia no Ministério Público de
Uma festa do peão em Piracaia, a cerca de 90 km de São Paulo, gerou polêmica entre os moradores e levou a uma denúncia no Ministério Público de São Paulo. O evento, que incluiu um concurso de beleza para escolher a rainha, princesa e madrinha, teve participantes de 7 a 17 anos. A Bancada Feminista do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo fez a denúncia no dia 14, alegando que a competição, financiada com dinheiro público, expôs a intimidade das crianças.
De acordo com a representação, a situação contraria princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pois o concurso expôs não apenas o corpo das crianças, mas também aspectos emocionais e psicológicos das jovens. Além disso, a bancada ressalta que essa exposição vai na contramão dos cuidados que a sociedade tem adotado em relação à exposição de menores nas redes sociais. A denúncia pede que o Ministério Público notifique a Prefeitura de Piracaia para retirar todo o material de divulgação que contenha imagens de crianças e adolescentes, além de responsabilizar os organizadores do evento. A bancada é formada pelas codeputadas Paula Nunes, Carolina Iara, Simone Nascimento, Mariana Souza e Sirlene Maciel.
Até o momento, a gestão do prefeito André Rogério, do PL, não se manifestou sobre a situação. Para quem deseja acompanhar as discussões sobre o evento ou fazer denúncias, é possível acessar os canais oficiais da Prefeitura e da Assembleia Legislativa. Além disso, a tramitação do caso no Ministério Público deve continuar, e novas audiências públicas podem ser convocadas para discutir o tema e os impactos sociais desse tipo de competição.