A Câmara dos Deputados, sob a presidência de Hugo Motta (Republicanos-PB), firmou um contrato de R$ 4,97 milhões com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para modernizar a comunicação nas redes sociais. O acordo, assinado no início de outubro, tem validade até agosto de 2026 e visa melhorar a imagem da Câmara, que passou por momentos difíceis após a aprovação da PEC da Blindagem e manifestações contra a anistia a condenados por golpismo. Recentemente, o governo Lula e o PT intensificaram críticas ao Congresso, alegando que a Casa defende os interesses dos mais ricos. No Dia do Professor, Motta enfrentou vaias durante um evento com Lula, que aproveitou para criticar a qualidade do atual Congresso.
O contrato com a FGV prevê a realização de oficinas, mentorias e relatórios mensais. Além disso, serão criados laboratórios focados em inteligência artificial e produção de conteúdo audiovisual, como vídeos e podcasts. Também está prevista uma estratégia para responder a crises e monitorar menções nas redes sociais, a fim de entender melhor a percepção pública sobre a Câmara. Na terça-feira (14), Motta assinou uma nova política de comunicação social para a Casa, estabelecendo diretrizes que buscam aproximar os cidadãos e garantir uma comunicação imparcial e acessível.
Motta também tem trabalhado para mudar a pauta do plenário, priorizando temas que impactam diretamente a população, como segurança e educação. Em um evento recente, ele mencionou a necessidade de deixar de lado pautas consideradas “tóxicas” e se concentrar em questões que realmente importam. Para acompanhar as novidades da Câmara, os cidadãos podem acessar os canais oficiais da Casa e acompanhar as sessões ao vivo, além de ter acesso a documentos e informações relevantes. A tramitação dos projetos continua e novas audiências públicas podem ser agendadas nos próximos dias.