O Brasil está fazendo história no Mundial de halterofilismo paralímpico, que rola no Cairo, Egito. Na última quarta-feira (15), a delegação brasileira conquistou a medalha de bronze com Marco Túlio Cruz, que compete na categoria até 49 quilos. O atleta mineiro, de apenas 22 anos, estreou na competição levantando 177 quilos, uma marca que também se tornou um novo recorde das Américas para sua categoria. O ouro foi para o turco Abdullah Kayapinar, que levantou 179 quilos, e a prata ficou com o jordaniano Omar Sami Qarada, que ergueu 178 quilos.
Com esse resultado, o Brasil alcançou seu terceiro pódio na história do Mundial, superando a melhor campanha anterior, que contava com duas medalhas – um ouro e um bronze – conquistadas em Dubai em 2023. O Comitê Paralímpico Brasileiro celebrou o feito, destacando que essa é a melhor campanha do país em provas individuais na competição.
Marco Túlio se mostrou emocionado com a conquista: “É a melhor sensação do mundo. Meu primeiro Mundial. Senti toda aquela energia. Quando cheguei aqui, pensei ‘é hoje!’. Falei para a minha mãe que voltaria com uma medalha. Estou muito feliz”, disse o atleta. A competição ainda tem mais três dias pela frente, e o Brasil pode ampliar sua coleção de medalhas.
Para quem quer acompanhar os próximos jogos e as disputas restantes, as transmissões estão disponíveis nos canais oficiais do evento. Fique atento às tabelas e resultados para não perder nada do que está acontecendo no Mundial. O Brasil segue firme e pode trazer mais surpresas até o final do torneio.