November 7, 2025
Política

Planalto Identifica Omissão de Ministros no Voto sobre Anistia em 20 de Setembro de 2025

  • setembro 20, 2025
  • 0

Na última quarta-feira (17), a votação sobre a urgência do projeto de anistia na Câmara dos Deputados teve um desfecho inesperado. Três suplentes de ministros, que atualmente ocupam

Planalto Identifica Omissão de Ministros no Voto sobre Anistia em 20 de Setembro de 2025

Na última quarta-feira (17), a votação sobre a urgência do projeto de anistia na Câmara dos Deputados teve um desfecho inesperado. Três suplentes de ministros, que atualmente ocupam cadeiras como deputados federais, decidiram apoiar a proposta. Os envolvidos foram Allan Garcês (PP-MA), substituto de André Fufuca (Esporte), Pastor Cláudio Mariano (União Brasil-PA), que ocupa a vaga de Celso Sabino (Turismo), e Ossesio Silva (Republicanos-PE), suplente de Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). Essa decisão desagradou o Palácio do Planalto, especialmente porque a rejeição à anistia para golpistas condenados é uma questão importante para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fontes do governo apontam que a falta de envolvimento dos ministros em persuadir seus suplentes a votarem contra a anistia foi um erro estratégico. A insatisfação no Planalto é ainda maior, já que dois dos três suplentes devem deixar seus cargos em breve, pressionados por seus partidos. Sabino já anunciou sua saída para o dia 24, enquanto Fufuca tem até o final do mês para se desincompatibilizar. Por outro lado, Costa Filho deve permanecer no cargo até abril do ano que vem.

Além disso, um ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que saiu do governo em abril após ser denunciado pela Procuradoria Geral da República, foi mais ativo em apoiar a votação do que os atuais ministros. Para quem deseja acompanhar as sessões da Câmara e ficar por dentro das discussões, é possível acessar os canais oficiais e documentos disponíveis online. A tramitação do projeto seguirá, com novas votações e possíveis audiências públicas nos próximos dias, tornando o cenário político em Goiás ainda mais dinâmico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *