November 7, 2025
Política

Câmara adia discussão sobre anistia para após julgamento em Brasília – 09/09/2025

  • setembro 9, 2025
  • 0

A cúpula da Câmara dos Deputados decidiu adiar a discussão sobre a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro até que o julgamento de Jair Bolsonaro

Câmara adia discussão sobre anistia para após julgamento em Brasília – 09/09/2025

A cúpula da Câmara dos Deputados decidiu adiar a discussão sobre a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro até que o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) termine, o que deve acontecer nesta semana. A decisão foi tomada durante uma reunião de líderes partidários nesta terça-feira, 9 de outubro, com o presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos-PB. Neste período, os deputados vão focar apenas em projetos que tenham o apoio unânime de todas as siglas.

Na reunião, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, e o vice-líder da oposição, Evair Vieira de Melo, manifestaram que a proposta de anistia deve ser prioritária na próxima semana. As negociações sobre o tema avançaram na semana passada, em resposta ao início do julgamento no STF, envolvendo partidos do centrão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Hugo Motta, que anteriormente mostrava resistência à proposta, agora declarou que está considerando a questão, o que foi visto por muitos como um sinal de que está se preparando para a votação.

Durante esta semana, a pauta inclui a discussão e votação da medida provisória que reformula o setor energético. Contudo, ficou decidido que apenas a parte do texto relacionada à tarifa social, que visa ampliar o fornecimento de energia elétrica gratuita para 16 milhões de pessoas, será votada agora. Outros trechos do projeto, que ainda não têm acordo entre os deputados, serão abordados em uma nova MP que já está em andamento no Congresso.

Para acompanhar as sessões e propostas em tramitação, os cidadãos podem acessar o site oficial da Câmara dos Deputados e acompanhar as transmissões ao vivo. Informações sobre denúncias e contato com representantes também estão disponíveis nesse espaço. Nos próximos dias, espera-se que o debate sobre a anistia ganhe força, com uma agenda de votação definida para a semana seguinte.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *