A defesa de Jair Bolsonaro protocolou um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (8) para que o ex-presidente possa realizar um procedimento médico no próximo domingo (14), no Hospital DF Star. Segundo os advogados, a cirurgia será ambulatorial e Bolsonaro deve ter alta no mesmo dia. O tratamento envolve a remoção de lesões na pele, e não será necessário internação.
Atualmente, Bolsonaro está em prisão domiciliar após o ministro Alexandre de Moraes considerar que ele desrespeitou medidas cautelares do tribunal. No mês passado, o ex-presidente já havia solicitado autorização para ir ao hospital para exames relacionados a problemas de saúde que surgiram após uma facada durante a eleição de 2018. Na ocasião, os médicos informaram que ele apresentava sequelas de infecções pulmonares e condições como esofagite e gastrite, que requerem tratamento contínuo.
Esse novo pedido para o procedimento médico ocorre em um momento delicado, pois dois dias depois, a Primeira Turma do STF deve decidir sobre o processo que investiga Bolsonaro por suposta liderança em uma trama golpista. O julgamento começou na semana passada, com as sustentações orais da Procuradoria Geral da República e das defesas, e será retomado na terça-feira (9), com o voto de Moraes. As sessões para conclusão do caso estão programadas até sexta-feira (12).
Para quem deseja acompanhar as sessões do STF, os processos e documentos estão disponíveis no site oficial do tribunal. Além disso, o público pode ficar atento às notícias da mídia sobre a tramitação dos processos e as decisões que impactam a política no Brasil.