Neste sábado (6), o presidente Lula (PT) vai fazer um pronunciamento em rede nacional, na véspera do Dia da Independência, que acontece no dia 7 de setembro. O discurso vai abordar a defesa da soberania do Brasil, um tema que ganhou destaque recentemente após a imposição de tarifas de 50% a produtos brasileiros por parte do governo Trump. Segundo assessores, Lula deve defender o sistema de pagamentos Pix, que foi criticado pela administração americana, e ainda mencionar um projeto que isenta do Imposto de Renda aqueles que ganham até R$ 5 mil.
No ano passado, durante as celebrações do 7 de Setembro, Lula criticou o bilionário Elon Musk e fez declarações sobre a soberania nacional. Ele afirmou que a independência do país está ameaçada por pessoas que desafiam as leis brasileiras, ressaltando que “nossa soberania não está à venda”. Este ano, a defesa da soberania se torna ainda mais relevante, principalmente com o julgamento do ex-presidente Bolsonaro no STF e a pressão do governo Trump. Aliados de Lula comentam que o pronunciamento será uma oportunidade para reafirmar a importância do patriotismo e da defesa da nação, temas que nos últimos tempos foram associados ao bolsonarismo.
Para quem quiser acompanhar o pronunciamento, ele será transmitido pela TV e rádio, e também estará disponível em plataformas digitais. O público pode acompanhar as sessões na Câmara e Senado pelos sites oficiais, onde também são disponibilizados documentos e informações sobre projetos em tramitação. Após o pronunciamento, há a expectativa de que Lula participe do desfile cívico-militar em Brasília, enquanto movimentos de esquerda estão se organizando para manifestações nas capitais, embora não haja confirmação da participação do presidente nesses atos.