November 7, 2025
Política

Deputado Convoca Ato Contra Tarcísio em Resposta ao Dia do Veto – 05/09/2025

  • setembro 6, 2025
  • 0

Na última semana, o deputado estadual Reis (PT) mobilizou colegas da oposição e até de partidos aliados ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para protestar na Assembleia Legislativa

Deputado Convoca Ato Contra Tarcísio em Resposta ao Dia do Veto – 05/09/2025

Na última semana, o deputado estadual Reis (PT) mobilizou colegas da oposição e até de partidos aliados ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para protestar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O ato está marcado para o dia 29 de setembro, às 17h, no plenário Dom Pedro 1º, e tem como objetivo criticar o alto número de vetos do governo a projetos de lei. Reis, que é o autor de um projeto que estabelece o Dia do Veto no calendário estadual, destacou que Tarcísio já vetou 263 propostas apresentadas pelos deputados.

Reis argumenta que muitos desses projetos foram discutidos com a comunidade antes de serem apresentados, e que os vetos vão contra a vontade popular. Ele mencionou que até deputados da base do governo têm visto suas boas propostas serem barradas. O projeto do Dia do Veto foi apresentado em setembro de 2023, mas, segundo Reis, ainda não foi para votação, permanecendo parado nas comissões.

Um levantamento da Folha de S.Paulo revelou que Tarcísio se tornou o governador com o maior número de vetos na Alesp até a metade de seu mandato, com 200 vetos entre 2023 e 2024. Comparando, os ex-governadores Geraldo Alckmin e João Doria vetaram 128 e 116 projetos, respectivamente, em mandatos anteriores. A gestão de Tarcísio justifica os vetos com questões técnicas e legais, alegando que muitas propostas estão em desacordo com normas constitucionais ou não atendem ao interesse público.

Para acompanhar as sessões da Alesp, os interessados podem acessar o site oficial da Assembleia. Além disso, há canais disponíveis para denúncias e sugestões. O próximo passo em relação ao grupo de trabalho anunciado pelo presidente da Alesp, André do Prado (PL), será analisar os mais de 700 vetos pendentes, incluindo os de gestões anteriores, antes de dar andamento às propostas que buscam evitar novos vetos no futuro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *