O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi penalizado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quinta-feira (4) com 12 jogos de suspensão e uma multa de R$ 60 mil, por suspeita de manipulação em uma partida do Campeonato Brasileiro. Ele foi julgado por ter supostamente compartilhado informações sobre o recebimento de um cartão amarelo durante o jogo contra o Santos, em 2023, para favorecer apostas envolvendo amigos e familiares. O jogador de 34 anos foi acusado de violar dois artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), mas foi considerado inocente em um deles.
Apesar de ter sido absolvido da acusação de prejudicar deliberadamente sua equipe, a maioria dos auditores do STJD o considerou culpado por atuar de maneira antiética e influenciar o resultado da partida. O relator do caso, Alcino Guedes, enfatizou que Bruno Henrique violou princípios éticos do esporte. O atleta, que acompanhou o julgamento por videoconferência, declarou sua inocência e disse que não cometeu as infrações que lhe foram atribuídas. Ele ainda pode recorrer ao Pleno do STJD, que pode manter, reduzir, aumentar ou até anular a pena.
Os detalhes da investigação incluem mensagens encontradas no celular de seu irmão, que indicam que Bruno Henrique antecipou a possibilidade de receber um cartão amarelo. A Polícia Federal e o Gaeco já haviam investigado o jogador em 2024, e agora ele também enfrenta um processo na Justiça comum, que pode resultar em uma pena de até seis anos de prisão. Enquanto isso, Bruno segue atuando normalmente pelo Flamengo, onde se destacou e conquistou diversos títulos, como duas Copas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros. Para acompanhar os próximos jogos do Flamengo, os torcedores podem conferir os canais oficiais do clube e as plataformas de transmissão.