November 17, 2025
Política

Caça Gripen Brasileiro Realiza Testes de Lançamento de Mísseis em 17 de Novembro de 2025

  • novembro 17, 2025
  • 0

A Força Aérea Brasileira (FAB) começou um novo programa de treinamento para o lançamento de mísseis de longo alcance a partir dos caças F-39 Gripen. Os exercícios acontecem

Caça Gripen Brasileiro Realiza Testes de Lançamento de Mísseis em 17 de Novembro de 2025

A Força Aérea Brasileira (FAB) começou um novo programa de treinamento para o lançamento de mísseis de longo alcance a partir dos caças F-39 Gripen. Os exercícios acontecem em Natal (RN) e devem durar três semanas, com quatro aeronaves que saíram da Base Aérea de Anápolis (GO) na última sexta-feira (14). O Gripen, fabricado pela sueca Saab, foi declarado operacional em abril deste ano, mas não estava apto a disparar seus mísseis principais, o Iris-T e o Meteor, até agora. O tenente-coronel Ramon Fórneas, comandante do 1º GDA —Esquadrão Jaguar—, afirmou que a expectativa é que os Gripen estejam totalmente operacionais em 2026.

Durante os testes em Natal, serão utilizados armamentos reais em um exercício simulado com um drone da fabricante italiana Leonardo SpA, que opera em altas altitudes e velocidades. A FAB ainda não divulgou as datas exatas para esses disparos. No ano passado, um Gripen brasileiro participou do exercício Cruzex, onde abateu e foi abatido por um caça F-15 americano. Além disso, entre os dias 8 e 12 de dezembro, estão programados exercícios “ar-ar” no Rio de Janeiro, onde o Gripen vai testar a precisão do seu canhão ao disparar em um alvo rebocado por um F-5 da Força Aérea.

Para acompanhar as atividades da FAB, é possível acessar os canais oficiais da Força Aérea e verificar a programação de voos e exercícios. A FAB também disponibiliza canais de denúncia e informações sobre documentos relacionados às operações.

Nos próximos passos, a FAB planeja continuar a tramitação dos testes e avaliações dos Gripen, com foco na capacitação e adequação das aeronaves até 2026. A unidade da Embraer em Gavião Peixoto deve entregar o primeiro Gripen produzido no Brasil ainda este ano, embora a entrega à Força Aérea esteja prevista apenas para 2026.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *