November 14, 2025
Política

TCU Arquiva Investigação sobre Funcionárias Fantasmas Relacionadas a Motta em Brasília

  • novembro 14, 2025
  • 0

Na terça-feira (11), a Primeira Câmara do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu arquivar uma representação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), relacionada

TCU Arquiva Investigação sobre Funcionárias Fantasmas Relacionadas a Motta em Brasília

Na terça-feira (11), a Primeira Câmara do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu arquivar uma representação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), relacionada à contratação de funcionárias fantasmas em seu gabinete. O julgamento foi unânime e não houve pedido de informações ao parlamentar, pois o Ministério Público de Contas não apresentou provas suficientes para a investigação.

A representação alegava que três assessoras de Motta tinham atividades incompatíveis com as funções que deveriam exercer. Por exemplo, uma fisioterapeuta recebia R$ 11,4 mil, mas trabalhava em clínicas em Brasília, enquanto uma assistente social acumulava cargos em seu gabinete e na Prefeitura de João Pessoa, o que contraria a legislação. Além disso, uma estudante de medicina, que também era filha de um ex-vereador, foi contratada mesmo morando em outro estado. Após a divulgação dessas informações, as duas primeiras funcionárias foram demitidas, mas a última continuou no cargo até se formar e começar a trabalhar em prefeituras.

O subprocurador-geral do TCU, Lucas Rocha Furtado, apontou que essas contratações ferem princípios de moralidade e eficiência. Entretanto, o ministro Jonathan de Jesus, ex-colega de partido de Motta, alegou que a representação não tinha indícios concretos para prosseguir e ignorou recomendações da área técnica para solicitar mais informações. O acórdão sobre a decisão foi publicado na quinta-feira (13) e reforçou que não havia evidências de irregularidades.

Para quem quer acompanhar as discussões e votações relacionadas a esse caso, as sessões do TCU podem ser acessadas pelo site oficial do tribunal. Além disso, denúncias podem ser feitas diretamente pelo canal de comunicação disponível. As trâmites futuras deste processo dependerão de novas investigações ou demandas que possam surgir.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *