Na sexta-feira, dia 7, o Brasil brilhou nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens em Santiago, no Chile, conquistando 12 medalhas e quebrando um recorde mundial. Com esse desempenho, a delegação brasileira totalizou 68 medalhas, sendo 42 de ouro, 18 de prata e 8 de bronze, mantendo-se na liderança da classificação geral. O grande destaque foi o mineiro Charles Eduardo Santos, de apenas 16 anos, que quebrou o recorde mundial júnior no halterofilismo, levantando 116 quilos na categoria até 49 quilos.
Além de Charles, o Brasil dominou o halterofilismo, conquistando mais três ouros: Natália Gonçalves na categoria até 50 quilos, Meyriellen Brandt até 55 quilos e Paulo Roberto Severo na categoria next gen (atletas acima de 18 anos) até 49 quilos. Clayton Costa também se destacou, levando a prata na categoria até 59 quilos. A equipe de bocha também teve um ótimo desempenho, com Eduardo Vasconcelos garantindo o ouro na classe BC2, após vencer o mexicano José Ángel Rodríguez por 9 a 1. José Antônio Santos e Gabriel Serafim também brilharam, conquistando ouro nas classes BC4 e BC3, respectivamente.
Para quem quiser acompanhar as próximas competições, as transmissões dos Jogos Parapan-Americanos estão disponíveis em diversos canais de esporte e nas plataformas oficiais. Os interessados em comprar ingressos para os eventos restantes podem consultar o site oficial do evento para mais detalhes.
Nos próximos dias, a equipe brasileira continuará sua trajetória em busca de mais medalhas, com competições programadas até o final dos Jogos. O foco será manter o bom desempenho e, quem sabe, aumentar ainda mais a contagem de medalhas no quadro geral.