O presidente Lula deve anunciar a nomeação de Jorge Messias, atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) antes de sua viagem à Indonésia e Malásia, programada para a terça-feira, 21. Além disso, a indicação do deputado federal Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência também deve ocorrer nesse período, de acordo com informações de aliados do presidente. As últimas definições sobre essas mudanças devem ser ajustadas no fim de semana, e o anúncio pode acontecer já na segunda-feira, 20. O atual ministro, Márcio Macêdo, que deixará o cargo para a entrada de Boulos, já foi comunicado sobre sua exoneração, mas deve receber uma nova função.
A indicação de Messias para o STF estava prevista para ser feita na sexta-feira, 17. No entanto, Lula decidiu aguardar uma votação importante do ministro Luís Roberto Barroso sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Durante um jantar com Barroso na noite de sexta, o presidente discutiu possíveis nomes para o STF. Messias, que se tornou a principal opção desde o anúncio da aposentadoria antecipada de Barroso, enfrentou resistência de alguns ministros, que preferiam o senador Rodrigo Pacheco. No entanto, sua importância no governo cresceu, especialmente por sua atuação na transição e na elaboração do orçamento de 2023.
A chegada de Boulos ao governo é vista como uma estratégia de Lula para reenergizar sua base, com foco na juventude, especialmente em vista das eleições de 2026. A Secretaria-Geral da Presidência, que fica no Palácio do Planalto, é responsável pela comunicação do governo com movimentos sociais. Para acompanhar essas mudanças e decisões, o público pode acessar informações oficiais por meio dos canais do governo.