November 5, 2025
Política

Filho de Herzog Pleiteia Justiça e Revisão da Lei da Anistia em 17 de Outubro de 2025

  • outubro 17, 2025
  • 0

Na última segunda-feira, 13 de outubro, Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, falou sobre a busca por justiça em relação ao assassinato de seu pai, que completa

Filho de Herzog Pleiteia Justiça e Revisão da Lei da Anistia em 17 de Outubro de 2025

Na última segunda-feira, 13 de outubro, Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, falou sobre a busca por justiça em relação ao assassinato de seu pai, que completa 50 anos em 25 de outubro. Em uma conversa na sede do Instituto Vladimir Herzog, Ivo destacou a importância da revisão da Lei da Anistia pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que está parada desde 2014. Ele acredita que essa demora pode abrir espaço para novas tentativas de golpe no Brasil, fazendo referência à recente condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão.

O caso de Vladimir Herzog, que morreu em 1975 após ser torturado no DOI-Codi do Exército, nunca teve seus responsáveis julgados. A Lei da Anistia de 1979 impediu que processos judiciais sobre o crime avançassem. Ivo ressaltou que a retificação das certidões de óbito de mortos e desaparecidos durante a ditadura é um passo importante, pois permite que as famílias lidem com questões práticas, como contas bancárias e vendas de imóveis, sem a carga de um documento que perpetua o crime.

Para quem deseja acompanhar as discussões sobre o caso, o Instituto Vladimir Herzog disponibiliza informações em seu site e realiza eventos para promover a memória e os direitos humanos. O filho de Vlado, como era conhecido, também mencionou que a luta por justiça é um processo doloroso, mas que não desistirá.

Ivo destacou que, além de buscar justiça, é fundamental lembrar o legado de seu pai. Em homenagem aos 50 anos de sua morte, um ato inter-religioso será realizado na Catedral da Sé, relembrando um evento que marcou o início do fim da ditadura. Ele acredita que a defesa da democracia é um valor que deve ser reafirmado constantemente, especialmente em tempos em que a fragilidade do sistema democrático é evidente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *