November 7, 2025
Política

Exonerações de Funcionários Públicos Após Derrota de Medida Provisória Afetam Republicanos em 14 de Outubro de 2025

  • outubro 14, 2025
  • 0

Nesta terça-feira (14), o governo Lula decidiu exonerar indicações do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, em resposta à tentativa de barrar uma medida provisória que aumentava

Nesta terça-feira (14), o governo Lula decidiu exonerar indicações do Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, em resposta à tentativa de barrar uma medida provisória que aumentava impostos. As exonerações incluem Marcus Vinicius Cutrim Cardoso, que era diretor do Departamento de Obras Hídricas na Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, e Marcos Vander Costa da Cunha, coordenador estadual do Dnocs em Sergipe. Ambos os exonerados foram indicados por políticos do Republicanos, como o ex-deputado federal Gil Cutrim e o deputado federal Gustinho Ribeiro.

Além disso, a articulação política do governo já começou a buscar uma recomposição da base. José Guimarães, líder do governo na Câmara, fez contatos com deputados do União Brasil, pedindo que continuem apoiando o Planalto em questões econômicas. No entanto, os parlamentares condicionaram esse apoio à não inclusão de aumento de impostos, o que foi um ponto central na MP que foi rejeitada anteriormente. Embora o União Brasil e o PP tenham anunciado oficialmente que estão se afastando da gestão petista, alguns aliados ainda ocupam cargos no governo, que está se preparando para endurecer a relação, especialmente após a perda de recursos que esperava com a MP.

Para quem deseja acompanhar as discussões sobre essas mudanças, as sessões do Congresso estão disponíveis ao público, e é possível acompanhar as votações e acessar documentos oficiais pela internet. Caso algum cidadão queira fazer denúncias ou sugestões, há canais de comunicação abertos para isso. Nos próximos dias, o governo deve continuar sua busca por apoio e poderá realizar audiências públicas para discutir futuras propostas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *