A seleção brasileira sub-20 deu adeus ao Campeonato Mundial da categoria, realizado no Chile, após perder para a Espanha por 1 a 0 no Estádio Nacional de Santiago, no último sábado (4). Com um empate e duas derrotas, a equipe comandada por Ramon Menezes terminou em último no Grupo C, com apenas um ponto. Os espanhóis, que somaram quatro pontos, aguardam os resultados dos outros grupos para saber se se classificam como um dos quatro melhores terceiros colocados. No outro jogo da chave, o México venceu Marrocos por 1 a 0, garantindo a segunda colocação com cinco pontos, enquanto os africanos avançaram como líderes, com seis.
O único gol da partida que selou a eliminação brasileira foi marcado aos dois minutos do segundo tempo pelo atacante Iker Bravo, da Udinese. O Brasil teve boas oportunidades, incluindo uma chance clara logo no início, quando Wesley, ex-Corinthians e agora no Al Nassr, cruzou para João Cruz, do Athletico-PR, que acertou o travessão. Após o intervalo, Rhuan Gabriel, do Cruzeiro, e Luighi, do Palmeiras, também não conseguiram aproveitar as chances criadas.
Essa é a primeira vez que o Brasil, pentacampeão do torneio, é eliminado na fase de grupos, marcando a pior campanha do país na competição, que existe desde 1977. Anteriormente, a eliminação mais precoce tinha sido nas oitavas de final em 2007, quando também perdeu para a Espanha. A seleção atual conta com promessas como Vitor Reis, vendido pelo Palmeiras ao Manchester City por 37 milhões de euros, além de Estevão e Endrick, que já têm destaque na seleção principal. A próxima agenda da equipe ainda não foi definida, mas os torcedores podem acompanhar as novidades e jogos futuros pela CBF e nas redes sociais dos clubes.