November 6, 2025
Política

Planalto Se Prepara para Demissões de Indicações de Rueda em 24 de Setembro de 2025

  • setembro 24, 2025
  • 0

Recentemente, o Palácio do Planalto começou a investigar as indicações do União Brasil para cargos federais, após o partido anunciar que vai se afastar do governo. A intenção

Planalto Se Prepara para Demissões de Indicações de Rueda em 24 de Setembro de 2025

Recentemente, o Palácio do Planalto começou a investigar as indicações do União Brasil para cargos federais, após o partido anunciar que vai se afastar do governo. A intenção é identificar quem são os padrinhos políticos dos indicados, especialmente do presidente da legenda, Antonio Rueda, que tem sido crítico à gestão atual e se aproximado da oposição. A Executiva Nacional do União Brasil decidiu que seus membros devem deixar o governo antes do previsto, o que significa que o ministro do Turismo, Celso Sabino, deverá sair do cargo. Essa mudança já estava programada para o final do mês, mas foi antecipada.

A saída de Sabino pode abrir espaço para que outro partido da base governista assuma a pasta. Nos bastidores, nomes de partidos como PSB, PDT e PSD estão sendo cogitados. Apesar da mudança, a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve permanecer intacta, garantindo que os ministros Frederico de Siqueira Filho e Waldez Góes continuem em seus cargos. Sabino se reuniu com Lula na última sexta-feira e ficou decidido que ele deixará o Ministério do Turismo após a volta do presidente de Nova York.

Sabino, que é do Pará e presidente do diretório estadual do União Brasil, tentou convencer seus colegas a permanecer até a COP30, a conferência climática da ONU, que acontecerá em novembro. Embora sua saída seja uma realidade, sua gestão é bem avaliada por membros do governo, e Lula já sinalizou que pretende apoiá-lo na corrida pelo Senado em 2026. A disputa por ministérios se intensifica, e partidos como PDT e PSB também estão pressionando por mais espaço no governo, especialmente após mudanças recentes na composição ministerial. Para se manter informado sobre essas movimentações, o cidadão pode acompanhar as sessões do Congresso e acessar documentos oficiais nos sites das respectivas casas legislativas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *