November 7, 2025
Política

Barroso Afirma que Julgamento da Trama Golpista em Brasília Representou um Marco Importante – 11/09/2025

  • setembro 12, 2025
  • 0

Na última quinta-feira (11), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, se manifestou após o julgamento de um caso importante envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete

Barroso Afirma que Julgamento da Trama Golpista em Brasília Representou um Marco Importante – 11/09/2025

Na última quinta-feira (11), o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, se manifestou após o julgamento de um caso importante envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus. A sessão da Primeira Turma da Corte resultou em condenações por um suposto plano para impedir a posse do então presidente eleito, Lula, no final de 2022. Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, uma decisão histórica, já que é a primeira vez que um ex-presidente é punido por esse crime no Brasil.

Além da condenação por tentativa de golpe, Bolsonaro também foi considerado culpado por organização criminosa armada, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de bens tombados. Os outros sete réus, ex-integrantes do governo, receberam penas que variam de 2 a 26 anos pelos mesmos crimes. Todos os condenados também foram considerados inelegíveis por oito anos após o cumprimento da pena. É importante ressaltar que Bolsonaro já estava impedido de concorrer até 2030 devido a outras condenações por abuso de poder, e agora, com essa nova sentença, sua inelegibilidade se estende até 2060.

Para quem deseja acompanhar as sessões do STF e se manter informado sobre os desdobramentos desse caso, é possível acessar o site oficial do tribunal, onde são disponibilizados vídeos e documentos relacionados ao julgamento. Além disso, a população pode utilizar canais de denúncia e contato oficial do STF para esclarecer dúvidas. Nos próximos dias, a defesa de Bolsonaro já sinalizou que pretende recorrer da decisão, e a tramitação desse recurso deve seguir o rito normal do tribunal.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *