A seleção brasileira sub-20 deu um passo importante no cenário internacional, subindo duas posições e agora ocupando a quinta colocação no ranking da FIFA, atualizado nesta quarta-feira, 19 de outubro. Com essa nova posição, o Brasil se torna um dos cabeças de chave para a Copa do Mundo de 2026, que promete ser um evento histórico com a participação de 48 seleções. Junto com a Amarelinha, outras oito seleções também garantiram essa posição privilegiada: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Além disso, os países-sede, Canadá, México e EUA, também estarão entre os cabeças de chave.
A primeira fase do Mundial será diferente das edições anteriores, já que, pela primeira vez, 48 seleções estarão divididas em 12 grupos de quatro equipes cada. Até a última Copa, realizada no Catar em 2022, apenas 32 países competiam, distribuídos em oito grupos. O sorteio das chaves acontecerá no dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C., e contará com quatro potes, sendo que o primeiro terá os nove primeiros colocados do ranking da FIFA, além dos três países-sede. Os demais potes serão definidos conforme a posição no ranking, com o quarto pote recebendo seleções que se classificarem pela repescagem.
A abertura do Mundial está marcada para 11 de junho de 2026, no icônico Estádio Azteca, na Cidade do México, e a grande final ocorrerá em 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Para quem quiser acompanhar os jogos, as transmissões serão feitas por diferentes canais, e os ingressos estarão disponíveis em breve nos sites oficiais das competições. As expectativas estão altas para as próximas partidas, e as seleções já estão se preparando intensamente para os desafios que estão por vir.