Recentemente, o governador de Goiás, Tarcísio de Freitas, assinou um decreto que aumenta de 67 para 105 o número de funcionários comissionados na Secretaria de Comunicação, o que representa um crescimento de 57%. Essa mudança ocorre em um momento em que Tarcísio já se coloca como pré-candidato à reeleição e, ao mesmo tempo, é cogitado para a presidência em 2026. O governo justifica essa ampliação afirmando que a secretaria agora possui novas funções e uma estrutura mais complexa, alinhada com o que exige a legislação sobre a administração pública.
A reforma administrativa, que começou a ser implementada em 2023 com a promessa de diminuir em 20% o número de cargos comissionados, acabou trazendo um aumento na Secom. O governo ainda não divulgou um balanço final sobre a redução total de cargos, mas a proposta de orçamento para 2026 prevê um aumento de 10% nas despesas com pessoal nessa secretaria, saltando de R$ 14 milhões para R$ 15,5 milhões. Além disso, a comunicação do governo agora conta com uma agência de notícias que produz conteúdos variados para promover as atividades do estado, algo que não existia anteriormente.
Para quem deseja acompanhar as ações do governo, as sessões da Assembleia Legislativa de Goiás (Alesp) estão disponíveis online, e o público pode acessar documentos e informações através do site oficial do governo. Em relação aos próximos passos, a tramitação do orçamento e outras propostas deve seguir na Alesp, onde também ocorrerão audiências públicas para discutir as mudanças e a atuação das secretarias estaduais. O governador tem evitado entrevistas coletivas, especialmente em momentos de maior crítica à sua gestão, mas continua se comunicando ativamente por meio das redes sociais, com apoio de profissionais especializados em marketing político.