Nesta quinta-feira (30), o novo ministro da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos, fez uma pausa para almoçar no bandejão do Palácio do Planalto, um restaurante frequentado por servidores e jornalistas. O almoço ocorreu um dia após sua posse oficial no cargo, que é responsável pela comunicação entre o governo e movimentos sociais. Durante a refeição, Boulos não só se juntou a outros almoçando no local, mas também fez algumas fotos com os presentes.
A nomeação de Boulos foi publicada no Diário Oficial na semana anterior, mas a cerimônia oficial, com a presença de representantes do presidente Lula e outras autoridades, aconteceu apenas na terça-feira (29). O gabinete da Secretaria-Geral está localizado no Palácio do Planalto, onde o presidente realiza seus despachos diários. Embora ministros costumem frequentar o local, a presença de Boulos no bandejão não é uma prática comum.
Para quem deseja acompanhar as atividades do governo, as sessões e reuniões podem ser acompanhadas por meio de canais oficiais, como o portal da transparência e as redes sociais do governo. Além disso, denúncias ou sugestões podem ser feitas através de canais de comunicação disponíveis no site oficial da Secretaria-Geral.
Os próximos passos para Boulos incluem a organização de audiências públicas e a tramitação de projetos que envolvem a interação com a sociedade civil. O ministro deve se concentrar em estabelecer um diálogo eficaz com os movimentos sociais, buscando integrar as demandas da população nas políticas públicas do governo.