November 7, 2025
Política

Governo Lula busca diálogo com Congresso e evita confronto com Castro no Rio de Janeiro – 28/10/2025

  • outubro 28, 2025
  • 0

Nesta terça-feira (28), uma grande operação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro resultou em mais de 60 mortes, incluindo policiais civis e militares. A ação

Governo Lula busca diálogo com Congresso e evita confronto com Castro no Rio de Janeiro – 28/10/2025

Nesta terça-feira (28), uma grande operação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro resultou em mais de 60 mortes, incluindo policiais civis e militares. A ação gerou críticas e debates sobre a segurança pública no país, com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ressaltando a urgência da aprovação da PEC da Segurança Pública no Congresso. Gleisi usou suas redes sociais para destacar a necessidade de articulação entre as forças de segurança para combater o crime organizado, sem responder diretamente às acusações do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), que criticou a falta de apoio do governo federal.

Durante uma coletiva sobre a operação, o governador Castro afirmou que o estado está “sozinho” na luta contra a criminalidade, reclamando da ausência de ajuda das forças de segurança federais. A Casa Civil do governo federal convocou uma reunião no mesmo dia, com a presença de Rui Costa e Gleisi, para discutir a situação. Além disso, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, mencionou que não recebeu pedidos de ajuda do governador para a operação, enquanto a cúpula do ministério classificou a ação como “desastrosa”.

Após a operação, o Ministério da Justiça anunciou um acordo com o governo do Rio para criar uma Célula Integrada de Localização e Captura de Foragidos, que visa identificar e prender criminosos que se refugiam no estado. A PEC da Segurança, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, aguarda votação no plenário. O governo busca um fortalecimento das ações de inteligência para garantir a eficácia dessas operações, destacando que a colaboração entre os estados é fundamental para o enfrentamento do crime organizado. Para acompanhar mais sobre o tema, é possível acessar os canais do governo e as redes sociais das instituições envolvidas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *