Neste domingo, 26, o Brasil teve três representantes no tatame durante o Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Wixu, na China. Matheus Gilliard, na categoria até 54 quilos, e Ícaro Miguel, até 87 kg, foram os que chegaram mais perto do pódio, sendo eliminados nas quartas de final. Ícaro, que já havia conquistado a prata em Manchester, em 2019, começou bem ao vencer os indianos Rishabh Chaudhary e o russo Rafael Kamalov, mas parou no ucraniano Artem Harbar. Se Ícaro tivesse vencido, garantiria ao menos o bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar. O ouro na categoria ficou com o egípcio Seif Eissa.
Matheus também teve um desempenho sólido nas primeiras lutas, superando o português Noah Garcia e o egípcio Moataz Abu Sree, mas foi derrotado pelo grego Aristeidis Psarros nas quartas. O sul-coreano Eunsu Seo levou a medalha de ouro na sua categoria. Já a paulista Thaisa de Souza não teve a mesma sorte, caindo na estreia para a iraniana Melika Vakili na categoria até 73 kg.
Na madrugada de segunda-feira, 27, mais três brasileiros entram em ação: a catarinense Júlia Nazário, na categoria até 46 kg, a mineira Raiany Fidelis, acima de 73 kg, e o fluminense Henrique Marques, que é o quinto colocado no ranking da categoria até 80 kg. Vale lembrar que na última sexta-feira, 24, a paulista Maria Clara Pacheco fez história ao conquistar o título mundial até 57 kg, o primeiro do Brasil desde 2005.
A competição em Wixu segue até quinta-feira, 30, e os fãs podem acompanhar as lutas e resultados ao vivo por meio dos canais oficiais de transmissão e nas plataformas digitais da Confederação Brasileira de Taekwondo.