No último sábado (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante um evento na Malásia, o lançamento do “Fundo Florestas Tropicais para Sempre” (TFFF) na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em Belém a partir de 10 de novembro. Lula destacou que o fundo tem como objetivo remunerar os países que preservam florestas tropicais e que mais de 70 nações em desenvolvimento poderão se beneficiar desse financiamento.
O presidente também mencionou que a criação desse fundo é uma resposta à falta de recursos para promover uma transição energética planejada, especialmente após uma década do Acordo de Paris, que visa combater as mudanças climáticas. Ele alertou que, se não forem tomadas ações urgentes, as alterações climáticas poderão empurrar 132 milhões de pessoas para a extrema pobreza até 2030. Durante sua fala, Lula enfatizou a importância das universidades no enfrentamento da crise climática, pedindo que suas vozes sejam ouvidas.
Para quem deseja acompanhar as discussões sobre as mudanças climáticas, as sessões da COP30 poderão ser acessadas online, e documentos relacionados estarão disponíveis nos canais oficiais do evento. Além disso, a população pode utilizar canais de denúncia e contato para se informar melhor sobre ações relacionadas ao meio ambiente.
Nos próximos dias, o presidente Lula ainda estará na Malásia, onde participará de reuniões com empresários locais e pode ter um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir tarifas sobre produtos brasileiros. A expectativa é que a COP30 traga novas diretrizes para o combate às mudanças climáticas e promova um debate mais amplo sobre a preservação ambiental.