Nesta quarta-feira, dia 22, a expectativa era alta para o confronto entre o brasileiro João Fonseca e o tcheco Jakub Mensik no ATP 500 de Basileia, na Suíça, mas a lesão no pé de Mensik fez com que ele desistisse da partida. Assim, João avançou direto para as quartas de final do torneio. O carioca, que ocupa a 46ª posição no ranking mundial, vai voltar à quadra na sexta-feira, 24, onde enfrentará o vencedor do duelo entre o canadense Denis Shapovalov, que está em 23º lugar, e o francês Valentin Royer, que ocupa a 69ª posição. A partida está marcada para as 8h (horário de Brasília) desta quinta-feira, 23.
João e Mensik já se enfrentaram no ano passado nas quartas de final do Next Gen Finals, onde o brasileiro levou a melhor em um jogo acirrado, vencendo por 3 sets a 2. Naquela ocasião, Fonseca emplacou mais duas vitórias e conquistou o título da competição. Agora, ele espera manter o bom desempenho em Basileia, buscando avançar ainda mais no torneio.
Enquanto isso, a paulista Luisa Stefani e a húngara Timea Babos também brilharam nesta quarta, garantindo uma vaga nas quartas do WTA 500 de Tóquio. Elas venceram a estreia contra a dupla britânica de Olivia Nicholls e a eslovaca Tereza Mihalickova por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 10/7. Stefani comentou sobre a felicidade de estar de volta a Tóquio, onde conquistou o bronze nas Olimpíadas de 2021 junto com Laura Pigossi.
A próxima partida de Stefani será contra a canadense Gabriela Dabrowski, sua ex-parceira. Ambas têm um histórico de sucesso juntas e o confronto pode ser um esquenta para o WTA Finals, que acontece entre 1º e 8 de novembro em Riad, na Arábia Saudita. O jogo de quartas de final das duplas em Tóquio está agendado para sexta-feira, 24, com horário a ser definido.