Os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), um dos maiores eventos esportivos da América Latina, começaram nesta segunda-feira (6) em Natal, reunindo cerca de sete mil estudantes de mais de 310 universidades de todo o Brasil. Até 18 de outubro, os atletas vão competir por 3.200 medalhas em 22 modalidades, além de participar de competições acadêmicas e ações sociais. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, esse número é ainda maior, já que 80 mil estudantes participaram de seletivas estaduais para garantir uma vaga entre os sete mil que estão competindo em Natal.
As competições têm início na terça-feira (7) e ocorrem em 30 locais diferentes na capital potiguar, com destaque para o Centro de Convenções de Natal, que abriga o Boulevard dos Atletas. Este espaço será um ponto de encontro para os participantes, oferecendo atividades culturais e recreativas para estudantes, equipes técnicas e visitantes. Além disso, as competições de lutas, basquete 1×1 e jogos eletrônicos também acontecerão lá.
Os Jubs não se limitam apenas ao esporte, pois também incluem uma modalidade acadêmica, onde os alunos podem inscrever trabalhos para avaliação. Segundo o vice-presidente da CBDU, Luciano Cabral, essa iniciativa visa valorizar a pesquisa no ambiente universitário, premiando os melhores trabalhos com medalhas, assim como nas competições esportivas.
A logística do evento é impressionante, com mais de 38 mil diárias de hospedagem e 72 mil refeições programadas para atender a todos os participantes. O impacto econômico esperado em Natal é de cerca de R$ 3,5 milhões, abrangendo áreas como turismo e lazer. A coordenadora de responsabilidade social da entidade, Elaine Morellato, também destacou a realização de ações sociais, como visitas de alunos do ensino fundamental ao Boulevard dos Atletas, promovendo um legado e inspirando as futuras gerações.