O príncipe de Mônaco, Albert 2º, confirmou sua presença na COP30, que vai rolar em Belém, no Pará, em novembro. Essa informação foi passada ao governador do Pará, Helder Barbalho, durante um encontro em Nova York. Barbalho estava lá para um evento no Instituto Tony Blair, onde apresentou o projeto Vale Bioamazônico, que busca transformar a Amazônia usando a biodiversidade como base. “Vamos mostrar que, agregando valor e conhecimento, podemos fazer a transformação sustentável, que envolve a floresta e também as pessoas”, afirmou o governador.
No evento, além do príncipe, marcaram presença figuras como o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e o ator Arnold Schwarzenegger, que já foi governador da Califórnia. O projeto Vale Bioamazônico tem o objetivo de criar um ambiente que favoreça inovações e soluções sustentáveis na região amazônica, se inspirando no modelo do Vale do Silício, conhecido por ser um polo de tecnologia e inovação.
Para quem se interessa em acompanhar as discussões e decisões que vão rolar na COP30, é possível ficar de olho nas sessões que serão transmitidas online e também acessar documentos oficiais sobre o evento nos sites governamentais. Além disso, canais de denúncia e informações sobre projetos na área de sustentabilidade podem ser encontrados nas plataformas digitais do governo.
Os próximos passos incluem a tramitação de propostas relevantes na agenda da COP30, bem como a realização de audiências públicas que visam debater as questões mais importantes em relação à Amazônia e ao desenvolvimento sustentável. A expectativa é que a participação de líderes globais traga novas perspectivas e soluções para os desafios enfrentados na região.