A nadadora Carol Santiago brilhou no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica de 2025, que está rolando em Singapura. Neste domingo (21), ela conquistou sua primeira medalha de ouro na prova dos 100m costas da classe S12, com um tempo de 1min09s42, garantindo assim o tricampeonato na distância. A britânica Ela Letton-Jones ficou com a prata, marcando 1min12s44, enquanto sua compatriota Carroll completou o pódio com 1min12s97. Este ouro é a 20ª medalha de Carol em mundiais, somando 14 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.
Carol decidiu focar em um número menor de provas nesse mundial, se inscrevendo apenas nas que já havia vencido nos Jogos Paralímpicos do ano passado. Além dos 100m costas, ela ainda vai competir nos 50m livre e 100m livre, nas quais também é tricampeã mundial. O Brasil teve um ótimo início na competição, conquistando mais cinco medalhas na abertura do evento.
Dentre os destaques, a jovem Alessandra Oliveira, de apenas 17 anos, quebrou o recorde mundial nos 100m peito da classe SB4, com um tempo de 1min43s21, superando uma marca que existia há 11 anos. A medalha de prata ficou com a italiana Giulia Ghiretti e o bronze com a espanhola Berta Garcia Grau. A mineira Patrícia Pereira também levou bronze nos 50m peito da classe SB3, enquanto o carioca Thomaz Matera e Samuel Oliveira trouxeram mais dois bronzes para o Brasil nos 50m livre.
O evento em Singapura vai até o dia 27 de setembro e a delegação brasileira, composta por 29 nadadores, promete ainda mais emoções. Para acompanhar as próximas provas, os fãs podem conferir a programação oficial no site da competição e ficar de olho nas transmissões nos canais esportivos.