O ministro Flávio Dino, do STF, decidiu abrir um inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seus filhos Eduardo, Flávio e Carlos, além de mais 20 pessoas, por suposta incitação ao descumprimento de medidas de combate à pandemia de Covid-19. A investigação, solicitada pela Polícia Federal, se baseia no relatório final da CPI da Covid, realizada pelo Senado em 2021, e terá um prazo inicial de 60 dias para sua conclusão. A PF manifestou interesse em realizar novas diligências, incluindo a oitiva dos envolvidos.
O foco do inquérito é a disseminação de desinformação sobre a pandemia e o incentivo ao desrespeito das medidas de combate à Covid-19. Dino também observou que a investigação da CPI revelou indícios de outros crimes, como irregularidades em contratos públicos, fraudes em licitações e possíveis desvios de recursos. Entre os investigados estão parlamentares como Osmar Terra (PL-RS) e Carla Zambelli (PL-SP), além de ex-integrantes do governo Bolsonaro e empresários conhecidos, como Carlos Wizard e Luciano Hang.
Para quem quer acompanhar esse processo, as sessões do STF são transmitidas ao vivo e os documentos relacionados ao inquérito podem ser acessados no site oficial do tribunal. A população também pode utilizar canais de denúncia caso tenha informações relevantes.
Os próximos passos incluem a tramitação do inquérito e possíveis audiências públicas. A PF e o STF devem manter a sociedade informada sobre o andamento das investigações e das medidas que serão adotadas.